domingo, 5 de maio de 2013


PLANO DE AULA - MATEMÁTICA NO FUTEBOL

A IMPORTÂNCIA DO BLOG NA SALA DE AULA

JUSTIFICATIVA

O blog é uma ferramenta que permite a troca de informações. Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta como um apoio pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de partilhar conhecimento.

Por ser considerado um espaço democrático, o blog passou a ser usado por grupos professores e instituições de ensino para divulgação de eventos, atividades disciplinares, entre outras informações.
 O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.

O blog pode ser utilizado para:

- Reflexões em torno de áreas específicas;
- Apoio multidisciplinar;
- Apresentação de um projeto acadêmico;
- Interação e participação por parte de quem posta e o feedback de quem acompanha.

O uso do blog como ferramenta didática amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma intermediária  para o aprendizado.

TEMA TRABALHADO COM O USO DO BLOG
Matemática no Futebol
OBJETIVOS   
  • Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais e regras de convivência.
  • Trabalhar conceitos geométricos.
  • Introduzir o teorema de Pitágoras.
  • Conceituar a importância da matemática na prática do esporte.
CONTEÚDOS
  • História do futebol no Brasil;
  • Preconceito de gênero, etnia e classe social;
  • Jogos com regras;
  • Conceitos matemáticos sobre geometria;
  • Operações matemáticas fundamentais;
PÚBLICO ALVO
Ensino fundamental.

TEMPO ESTIMADO
De acordo com as necessidades das turmas.

MATERIAL NECESSÁRIO
Sala de vídeo e material didático do aluno. 



DESENVOLVIMENTO

Recrie a história do futebol no Brasil, pontuando que, no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência. Peça uma pesquisa com entrevistas: com o público em geral,  pais,  avós vizinhos  sobre o que eles acham do esporte futebol? Discuta os resultados. 

Disponibilize as atividades a serem desenvolvidas no blog a ser utilizado:

ATIVIDADES – PROBLEMAS
Multiplicação                          
- No campeonato brasileiro, 20 equipes disputam o título e cada time joga duas vezes contra todos os adversários. Quantos jogos cada time disputará?

 - Se 20 equipes disputam o Brasileirão e cada uma delas joga 38 jogos, quantas vezes um time irá jogar contra cada adversário? 

OBS. No primeiro problema, a resposta imediata dos alunos pode ser 40 jogos. Nesse momento, é interessante discutir o resultado com as crianças, até que elas cheguem à conclusão de que o resultado deve ser 38, como os times não jogam contra eles mesmos. 

Adição e subtração 

- No Campeonato Brasileiro um time marca 3 pontos se vence o jogo, 1 ponto se empata e 0 se perde. O Flamengo, que está em primeiro lugar, tem 25 pontos e o Corinthians, 18. Quantos jogos o Corinthians precisa vencer para ser o primeiro colocado? 

Geometria
- Um campo de futebol tem 110m de comprimento e 75m de largura, qual o seu perímetro? E qual a sua área?

- A grande área tem 16,5m de comprimento e 40,3m de largura. Com esses dados podemos calcular a área que o goleiro tem para trabalhar com as mãos. 

- O raio do círculo central é de 9,15m. Considerado π = 3,14, qual a área do círculo central?

- A cobrança usual do pênalti é feita por meio de um tiro direto, e uma das consequências é que a trajetória da bola, em função da distância e da velocidade, pode ser considerada, em grande parte das experiências, uma linha reta. Para realizar uma análise geométrica utilizaremos a cor azul para as traves verticais, a cor laranja para a trave que fica sobre a cabeça do goleiro e a cor vermelha para representar a distância de 11 metros da marca do pênalti até a linha do gol: Imagine se o chute batesse na trave sobre a cabeça do goleiro.
a) Qual o nome do triângulo formado?
b) Supondo que a trave azul tenha a altura de 2,44m. Quantos metros tem a distância do chute até a trave sobre a cabeça do goleiro? Use seus conhecimentos sobre o teorema de Pitágoras para resolver este problema.

AVALIAÇÃO
Observe as contribuições nas reflexões em grupo e a participação nas aulas práticas. Atente para a evolução de cada um no jogo e verifique a atuação dos menos participativos.

FONTE DE PESQUISA






  
ANEXOS
         
                                                           

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